Blog It Boy

Fala It Boys, hoje eu vou falar sobre a loja que eu mais gosto, minha grande inspiração no universo da moda, a marca que eu mais uso, a marca que eu mais indico, a empresa que me ensina a ser alguém melhor e me ensina muito sobre o universo da moda, a empresa que eu faço parte, a Zara! Boa leitura, façam bom uso e mandem pros amigos!

Antes de tudo acontecer…

Aos 14 anos de idade um jovem chamado Amâncio decidiu interromper os estudos para se dedicar ao trabalho, sendo na época, garoto de recados da camisaria La Gala, a mesma vestia a elite da cidade de La Coruña, na Espanha. Com o passar do tempo ele já idealizava projetos que resultariam no sucesso de hoje. Treze anos se passaram e ele decidiu criar seu próprio negócio, junto com sua família em um galpão, confeccionando roupões que eram muito usados na época, havia dois tipos mais comuns, o de seda -mais caro, e outro modelo com um preço mais popular, Amâncio por sua vez, muita inteligente e visionário, teve uma sacada digna de um gênio, fabricar um modelo similar ao de seda, porém, com um preço mais próximo ao modelo popular. Foi um sucesso! Tanto que, cerca de dez anos depois, ele já tinha várias fábricas pela Espanha e exportava para diversos países.

E nasce a Zara…

Em 75, para ser mais preciso, dia 15 de maio de 1975, no norte da Espanha, na cidade de La Coruña, nasce a Zara, que se chamaria Zorba, mas o nome já havia sido registrado, então o nome Zara foi colocado na hora. Na época, muito modesta, uma pequena loja que vendia roupas femininas com um preço imperdível. E assim Amâncio Ortega entrou para o universo varejista, com sua esposa, fez nascer a loja que se tornaria a número 1 do mundo em sua categoria.

O sucesso e a expansão da marca…

O sucesso da Zara foi imediato! E em menos de dez anos já havia lojas espalhadas por grandes cidades da Espanha. Nessa época a Zara já comercializava coleções masculinas também, levando ao público feminino e masculino as últimas tendências da moda, incluindo a tão cobiçada Alta Costura, da qual a Zara foi a marca que abriu esse campo da moda para as classes menos afortunadas. Nessa mesma época a Zara deu um novo rumo à moda, criando o que hoje é mundialmente conhecido -e copiado, o segmento “Fast Fashion”. A Zara, assim como seu mentor, Amâncio, sempre foi afastada dos holofotes da publicidade, mas uma marca com tanto sucesso e crescimento avassalador não ficaria escondida por muito tempo. No ano de 1988 a Zara abriu sua primeira loja fora da Espanha, na cidade do Porto, em Portugal. Em 1989 em Nova York, em 1990 em Paris, 1992 no México, em 1993 na Bélgica, em 1994 na Suécia, em 1997 na Noruega e em Israel, e em 1999 explodiu no mercado internacional abrindo lojas na Alemanha, Holanda e finalmente, no Brasil. Em 2002 a Zara realizou o que seria o sonho para qualquer marca de roupas, sua primeira loja em Milão, capital da moda mundial. E chegou chegando! Um cinema de nada mais nada menos que 3 andares, na rua mais comercial da cidade. Com a fast fashion em alta, algo que a Zara sempre dominou muito bem, e com seus preços acessíveis, a Zara se tornou uma gigante conquistando diversos países de forma muito rápida e sólida. Em 2003 a Zara expandia seu mercado para o lar, com a Zara Home e Zara Home Kids (que comercializava berços e outros utensílios para as crianças), sem falar na lindíssima linha infantil, Zara Kids! Em 2005 a pequena espanhola -que já não era nada pequena- chegou na princesa europeia, a finíssima cidade de Mônaco. Em 2007 a Zara já comemorava a inauguração da sua milésima loja, que foi em Florença, na Itália.

O segredo do sucesso: A casa, a equipe e uma surpresa…

A casa da Zara, uma fábrica que é maior que 10 campos de futebol juntos, chega a ser equivalente a cerca de 11 a 14 campos de futebol juntos. 70 mil metros quadrados de escritório, onde 15% da energia é eólica. São 12 túneis que ligam às fábricas diretamente ao centro de distribuição das peças, de onde saem cerca de 3 milhões por semana, mais ou menos 10 mil por hora, fazendo da logísticas da Zara uma das melhores do mundo, com certeza a melhor do universo da moda, sendo assim, um dos “segredos” do sucesso da marca é a organização da sua casa. O escritório da Zara conta com mais de 350 designers de mais de 30 nacionalidades diferentes, e acesso livre à internet, hahaha! Mas John, qual a surpresa? A surpresa é que a gigante da moda, tem seu sucesso atribuído a sua discrição, não é contraditório? Não! É único, como a Zara. A gigante princesa espanhola praticamente não investe em publicidade, enquanto outras marcas investem cerca de 20% (carece de fontes), a Zara investe apenas 0,5% (carece de fontes), apenas para anunciar a inauguração de uma nova loja ou algo de teor mais informativo. É questão de orgulho para a marca dizer que não há anúncio mais eficaz do que uma bela vitrine e um cliente bem vestido e satisfeito com toda sua experiência vivenciada na loja, do olhar a vitrine ao usar um produto. E quem somos nós para dizer que está errado?! É a Zara. Inspiradora! Única.

O nome por trás de tudo…

Amâncio Ortega GaonaO gênio da Zara. O homem que fez tudo acontecer! Discreto, esse jovial senhor de 81 anos, por duas vezes indicado pela revista Revista Forbes como o homem mais rico do mundo, ambas as vezes por pouquíssimo tempo, em 2015 e em 2016 onde ficou no posto apenas por 48h. Hoje, com fortuna estimada em 73,1 bilhões de dólares, é o quarto homem mais rico do planeta, e é o homem mais rico da Espanha, com sua principal fonte de receita sendo a Zara, obviamente. O jovem que começou do zero e acabou chegando ao posto de homem mais rico do mundo, e é indicado como o criador da revolucionária fast fashion, dono do maior grupo de varejo têxtil do mundo, fundador e dono da loja de varejo número 1 do planeta. O bilionário que nunca deu uma entrevista na vida, alegando se começar a sair nos jornais, não vai poder passear na praça. O bilionário que casou com a gerente de uma de suas lojas. O bilionário que mora em um apartamento discreto na cidade que nasceu. O bilionário que come no refeitório utilizado por seus funcionários na sua fábrica, e sua comida favorita é ovos com batatas fritas. O bilionário simples, discreto e inteligente, acusado de um escândalo desumano, mas que exala humanidade com o seu viver, o homem simples, sr. Amâncio.

O que é a Zara?

A número 1 do mundo.

Quem quiser saber um pouco mais sobre a Zara e sobre Amâncio Ortega, eu indico o livro “O Gênio da Zara – A história de Amâncio Ortega, o Ícone da Fast Fashion“. O livro está disponível para download em PDF, é só pesquisar no Google, quem quiser obter a versão digital, custa no máximo R$25 e a versão física eu encontrei na Livraria Saraiva por R$21, pode comprar em uma loja física ou pela internet. Beleza?!

Deixe seu like, comente sua opinião e compartilha pra geral!
Nos acompanhe no instagram: @johnsmachado | @itboy_ 
Postado por Carlos Medeiros