Blog It Boy

Quando pensamos em transição capilar o que nos vem à cabeça?!

Muitas pessoas podem dizer que se trata de abolir as químicas das cabeleiras, e elas estão certas, entretanto, vai muito além. O tema transição capilar envolve aspectos estéticos, sociais, psicológicos, políticos, moda, estilo, atitude, etc. Com certeza iremos conversar muito sobre todos esses direcionamentos, mas inicialmente gostaria de trazer a minha experiência pessoal, pois passei por todo esse processo.

MINHA HISTÓRIA
Na infância minha mãe tinha controle total dos meus cabelos, fazia trancinhas, enfeitava, para ela estava tudo lindo e para mim também, só que a gente cresce né?! E aquilo que cabia na infância, na adolescência e na vida adulta já não queremos mais. Até esse momento eu não conhecia a estrutura do fio do meu cabelo, e também não queria saber, só pensava no incômodo que ele me causava e queria acabar com aquela sensação. A primeira química que usei nos meus cabelos foi o permanente afro, inicialmente ficou lindo, raiz com pouco volume e os cachos super definidos. Com o tempo e novas aplicações, meus cabelos ficaram fracos, elásticos e tive que ficar um bom período sem usar nada. Depois adotei o alisamento com a Guanidina, e fiz uso desse produto por muitos anos, até que me sugeriram a escova progressiva, e junto com ela o fim do meu cabelo. Após o uso de tantas químicas, meu cabelo estava muito estragado e a única solução que eu visualizava era o uso do megahair, pois ele iria esconder todas as imperfeições do meu cabelo.


O PROCESSO
Fiquei quase um ano usando MegaHair, mas apesar dos elogios e da admiração por parte das outras pessoas, eu não me sentia feliz e satisfeita com a minha imagem e foi então que decidi que eu não iria usar nenhuma técnica que escondesse o meu cabelo, era hora de conhecer o meu cabelo natural. Apesar de estar decidida, o medo e a insegurança também fazem parte desse processo, sendo assim, eu precisava me fortalecer e é principalmente sobre esse aspecto que gostaria de chamar atenção. Quando decidirem não mais alterar a estrutura dos seus fios a partir de manipulações com produtos químicos, nem todas as pessoas irão apoiar essa decisão, muitos familiares podem criticar, pessoas podem te desanimar, fazer piadas a respeito, entretanto, não desanimem, pois atualmente existe um grande movimento em prol dos nossos cabelos naturais.

Nas próximas postagens darei dicas chaves para quem está passando pelo processo da transição capilar, produtos que me ajudaram muito, acessórios, etc. Podem aguardar ansiosos pois tem muito mais por aí!

Nos acompanhe no instagram: @carlaferreiramakeup | @itboy_ 

Postado por Carla Ferreira